Ave mais pequena da Europa vive nos Açores e corre risco de extinção

28-03-2014 10:14

28-03-2014
 

A ave mais pequena da Europa, a estrelinha de Santa Maria, nos Açores, corre risco de extinção devido à degradação do habitat, encontrando-se na lista dos 13 vertebrados mais ameaçados do país.

"É o próprio Instituto Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade que plasma a estrelinha de Santa Maria [ou estrelinha de poupa] com o estatuto de perigo de extinção", referiu à agência Lusa o coordenador do Clube de Amigos Defensores do Património de Santa Maria, José Andrade Melo.

A estrelinha de Santa Maria, que se alimenta de insetos, vermes e aranhas, possui apenas oito a nove centímetros de comprimento e 12 a 14 de envergadura, é considerada importante no controlo biológico de algumas espécies e muito procurada no âmbito da atividade de 'birdwatching', isto é, observação de aves.

José Andrade Melo explicou que a estrelinha de Santa Maria sofreu uma "regressão significativa" do seu efetivo nas duas últimas décadas, à semelhança do que aconteceu com o priolo, devido à perturbação do seu habitat natural e consequente redução dos alimentos.

A estrelinha de Santa Maria, que possui o nome científico de 'regulus regulus sanctae-mariae', vive em zonas dispersas na ilha, concentra-se na zona do Pico Alto e no Barreiro da Faneca. Prefere zonas arborizadas que contenham espécies de laurissilva (floresta húmida subtropical apenas existente na Macaronésia) para pernoitar e nidificar.

(Correio da Manhã)

 

Tópico: Ave mais pequena da Europa vive nos Açores e corre risco de extinção

Data: 05-04-2014

De: Flora

Assunto: Estrelinha de Santa Maria

Olá Rosário,

Fiquei mesmo curiosa com a "tua" Estrelinha :)

E fui tentar saber mais... :)

Acabei por descobrir que "este pequeno passeriforme simpático e inquieto é sem dúvida um dos companheiros predilectos nas caminhadas entre as densas florestas e matos naturais das [tuas] ilhas. O seu sibilar constante, aliado à sua curiosidade inata, fazem desta ave uma espécie fácil de observar, desde que estejamos atentos e com alguma paciência para nos deixarmos ficar: para observarmos e
sermos observados."

Para mais, além de muito simpática é uma linda ave! quem conhece, distingue-a "pelo seu aspecto minúsculo e gordinho e pelo seu comportamento agitado, saltitando constantemente de ramo em
ramo entre a folhagem. A característica mais evidente da sua plumagem é a coroa dourada: amarela nas fêmeas e laranja nos machos. O dorso é de um castanho-esverdeado, com as asas pretas e margens brancas na parte superior; a garganta é branca, bem como a zona ocular, contrastando com o seu grande olho preto. O peito e o abdómen são dum branco-acastanhado; as suas patas são pretas, assim como o bico, curto e fino, na base do qual nasce um pequeno bigode preto."

Obrigada, é LINDA a "tua" Estrelinha. Quanto for aos Açores quero-a conhecer! :)

FONTE: Aves dos Açores In https://azores.avesdeportugal.info/averegreg.html

Flora

Data: 08-04-2014

De: Maria

Assunto: Re:Estrelinha de Santa Maria

Boa tarde Flora

Serás bem vinda aos Açores, e especial a ilha de Santa Maria.

Os Açores sem duvida são um destino cada vez mais procurado pelo turismo especializado e de qualidade, onde os recursos naturais destas ilhas são motivo de interesse quer por forma científica quer lúdica.

No que se refere à observação de aves, esta tem sido uma nova dinâmica que tem trazido novo tipo de turistas às ilhas, e começa aparecer investigadores a apostar na preservação destas espécies.

Neste termos a floresta Laurissilva na ilha de Santa Maria constituiu um dos “Hotspots” de biodiversidade do arquipélago, onde ocorrem muitas espécies de moluscos, aranhas e coleópteros endémicos da ilha que estão identificados e protegidos, pelo diploma do Parque Natural de Santa Maria, como zona gestão de habitats e espécies.

Podemos para além da Estrelinha de Santa Maria (Regulus regulus sanctae-mariae), a ave mais pequena da europa e a única subespécie vertebrada endémica da ilha, observar subespécies de avifauna endémicas dos Açores como o Milhafre (Buteo buteo rothschildi), o Melro-preto (Turdus merula azorensis), o Tentilhão (Fringilla coelebs moreletti).

Por isso Flora, se pretenderes um dia conhecer esta ilha, desfrutarás de um berço de biodiversidade quer marinha, quer terrestre, um mar imenso e paisagens lindas que deixaram de certeza uma boa recordação do que é a natureza viva dos Açores.




Fonte: Guia de Parque Natural de Santa Maria

Novo comentário

Tópico: Ave mais pequena da Europa vive nos Açores e corre risco de extinção

Data: 08-04-2014

De: Flora

Assunto: Visitar os Açores

Olá Maria!!

Desafio tentador :) ...visitar os Açores é um desejo já antigo ... no entanto, consecutivamente adiado. Agora, com todas as maravilhas que tenho vindo a ter oportunidade de "conhecer", o desejo aguça-se ....

Algum dia te faço uma visita !! ... visitar os Açores com uma guia como tu, certamente terá outro encanto :) :)

Obrigada,
Flora

Data: 08-04-2014

De: maria

Assunto: Re:Visitar os Açores

Tenho todo o gosto de ser tua guia pelo Parque Natural de Santa Maria.

Obrigado
Maria

Novo comentário