Definição de Biodiversidade
A biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm evoluído entre biólogos, ambientalistas, políticos e cidadãos informados em todo o mundo.
O termo "biodiversidade" foi usado pela primeira vez por Walter G. Rosen em 1985, no " Fórum Nacional sobre a Biodiversidade", em Washington. Contudo ao longo dos tempos, o conceito "biodiversidade" tem tido várias interpretações. A "Convenção da Diversidade Biológica" apresentada na Eco92, define pela " variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidadedentro de espécies, entre espécies e ecossistemas" (Artigo 2)
Associando vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações, genes numa
área definida, esta definição não é unanime e teve evoluções dentro da comunidade científica.
Segundo, Araújo (1998) refere que estes entendimentos divergem consoante o grupo profissional ou social que o interpreta., e.g. Wilson (1992), relacionam com o número de espécies. Para Walter G. Rosen, a diversidade não pode ser só o número de espécies. Contudo, foi em 1992 na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), durante Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, despertaram para o paradigma da temática da biodiversidade estabelecendo a conservação, o uso sustentável e a repartição justa e equitativa dos benefícios (Medeiros, 2006).
Araújo (1998) enumera múltiplas percepções de biodiversidade, a biodiversidade para os ecólogos das comunidades (riqueza e equitabilidade); a biodiversidade para taxonomistas (quantificar medir números e diferença); a biodiversidade para os conservacionistas (valoriza o raro, o belo e o pouco habitual), emergindo para a necessidade de criação de processos de avaliação de áreas para conservação quer sejam de forma exclusiva ou inclusiva por forma a clarificar os propósitos da avaliação, e clarificar a inconsistência das múltiplas definições de biodiversidade (Noss, 1990) e da confusão, frequente, entre o conceito de biodiversidade e as medidas necessárias para a sua conservação (DeLong, 1996, apude Araújo 1998)
Segundo o Millennium Ecossystem Assesment (2005) a biodiversidade é essencial biodiversidade é essencial para os serviços dos ecossistemas e o bem-estar humano, que as perdas da mesma podem impor custos substanciais a nível local e escalas nacionais.
Para, Wilson, (1988) a biodiversidade pode ser definida pela variedade de organismos em diferentes níveis, desde as variantes genéticas da mesma espécie até agrupamentos de espécies, géneros, famílias e mesmo níveis taxonomicamente superiores; inclui a variedade dos ecossistemas que compreende as comunidades de organismos nos respetivos habitat e as condições físicas do meio. Este conceito envolve a biologia no seu todo e em particular a taxonomia, a genética e a ecologia.
Deste modo a diversidade biológica deve ser tratada mais seriamente como um recurso global, para ser indexado, utilizada, e acima de tudo, preservada. A degradação do ambiente pelo homem, emerge a necessidade de investigação sobre novos usos para a diversidade biológica, encontrar formas que possam aliviar a destruição ambiental, alertando para a diversidade que está desaparecer devido à extinção causada pela destruição dos habitats naturais. (Wilson,1988)
Grande parte da responsabilidade de minimizar dano ambiental recai sobre os organismos internacionais, desenvolvendo estratégia para a conservação diversidade biológica, baseado no estudo do Conselho Nacional de Pesquisa; Tecnologias para Sustentar Tropical Recursos Florestais (OTA, 1984), elaborado pelo Escritório de Avaliação de Tecnologia para o Congresso dos EUA, e da Estratégia dos EUA para a Conservação da Diversidade Biológica (USAID, 1985), como forma estratégica de planear acções estratégias de conservação e preservação da variedade de organismos vivos, os complexos biológicos que ocorrem e as formas pelas quais
eles interagem uns com os outros num ambiente físico, assumindo uma visão abrangente e pluralista de analise, assumindo a variedade e a variabilidade existente de ecossistema, comunidade, espécies, populações (Wilson,1988)
Em suma a biodiversidade é um garante do equilíbrio dos ecossistemas em todo o mundo. Os danos causados à biodiversidade afetam espécies, o ambiente as relações entre as espécies e entre estas e o meio em que vivem.
Bibliografia
Araújo, Miguel (1998) Avaliação da biodiversidade em conservação, Silva Lusitana 6 (1), 19-40 EFN,
Lisboa Portugal
Medeiros, Rodrigo(2006), Desafios à gestão sustentável da biodiversidade no Brasil, Floresta e Ambiente, Laboratório de Gestão Ambiental, Depto. de Ciências Ambientais, Instituto de Florestas,Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,V.13, n.2, p. 01 - 10.
Millennium Ecosystem Assessment (2005). Ecosystems and Human Well-being: Biodiversity Synthesis.World Resources Institute, Washington, DC
Wilson, E. O. (1988) Biodiversity, National Academy Press, USA, National Forum on Biodiversity (1986)Washington D.C., Edward Osborne Wilson, Frances M. Peter, National Academy of Sciences (U. S.),
Smithsonian Institution (Corporate Author)
Tópico: Definição de Biodiversidade
Data: 26-03-2014
De: Maria Figueiredo
Assunto: Conservação ou da proteção
Deixei dois exemplos no (Blog- NOTICIAS), de conservação na ilha de Santa Maria, Açores, promovidos pelo Parque Natural em pareceria com outras instituições públicas, privadas, ONGA's, voluntários. etc,
MFigueiredo
Data: 25-03-2014
De: PBNicolau