População do priolo dos Açores duplicou em 10 anos e deixou de estar em risco de extinção

21-03-2014 12:30

A população do priolo, ave endémica dos Açores, cresceu de 500 indivíduos em 2003 para cerca mil, dez anos depois, e já não está em risco de extinção, segundo Joaquim Teodósio, da Sociedade Portuguesa para o Estuda das Aves.

“Temos vindo a assistir a uma melhoria de situação em termos de população e distribuição do priolo, com base no último censo realizado”, disse à agência Lusa Joaquim Teodósio, que sublinhou que a espécie já não se encontra em risco de extinção devido à implementação dos projetos ‘Life Priolo’ e ‘Life Laurissilva Sustentável’, de que é o coordenador.

Para assinalar os 10 anos de conservação do priolo no seu habitat natural, na ilha de São Miguel, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a autarquia do Nordeste estão a promover uma exposição neste concelho, que estará patente até 08 de abril.

Joaquim Teodósio referiu que “o declínio que se vinha a verificar em termos de população do priolo, durante o século XX, travou e já existem sinais de recuperação da espécie”.

O responsável pela SPEA está “esperançoso que a ameaça de extinção não tenha sido só adiada” e que o priolo “não volte a figurar nas listas das espécies mais ameaçadas do mundo”.

Joaquim Teodósio considera que em termos de ‘birdwatching’ (observação de aves), o priolo é sempre uma “grande atração” para quem se desloca aos Açores e gosta da natureza e de conhecer o património natural do arquipélago.

O investimento feito à volta do priolo por parte da União Europeia (2,5 milhões em 10 anos) e do Governo dos Açores tem vindo a gerar mais-valias para a região, acrescentou.

O responsável pela SPEA exemplifica com a cativação de verbas e impacto nas economias dos dois concelhos onde existe o priolo (Nordeste e Povoação), através da criação de emprego (22 postos de trabalho), que gerou a formação de equipas especializadas na recuperação do habitat, controlo de plantas exóticas e monitorização da ave, que constituem hoje uma referência a nível europeu e mundial.

“São mais de 150 empresas diferentes que já foram abrangidas pelos projetos do priolo através da aquisição de equipamentos, refeições, entre outros, a par do aumento dos turistas que nos vêm visitar e da divulgação da região na exterior”, explicou.

O responsável pela SPEA considera que o priolo tem vindo a afirmar-se "como um símbolo não daquele cantinho de São Miguel onde existe, mas também da região e mesmo do país”.

A ave endémica açoriana, cujo projeto de conservação tem verbas asseguradas até 2018, existe especificamente no Pico da Vara e Ribeira do Guilherme, duas zonas de proteção especial integradas no Parque Natural da Ilha de São Miguel.

(Lusa/AO Online)

Disponivel em:https://painel-srrn.azores.gov.pt/Default.aspx?Link=1

consulte este site: https://siaram.azores.gov.pt/centros-interpretacao/c-ambiental-priolo/CA-Priolo.pdf

 

 


 

 



 

Tópico: População do priolo dos Açores duplicou em 10 anos e deixou de estar em risco de extinção

Data: 10-05-2014

De: Flora

Assunto: Marca Priolo

Olá Rosário,

Acabo de ter conhecimento que foi criada a Marca Priolo, “no âmbito do projeto LIFE Laurissilva Sustentável e na sequência do Projeto LIFE Priolo”. São duas iniciativas de Conservação do Priolo e do seu habitat, que resultaram de uma parceria entre a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, o Governo do Açores e as administrações locais.
A Marca enquadra-se nas ações de sustentabilidade do projeto Laurissilva Sustentável, e pretende distinguir as empresas de Alojamento, Restauração, Animação Turística, Artesanato e Produtos Agroalimentares que colaborem com o Parque Natural da Ilha de São Miguel para a conservação dos seus valores naturais e assumam o compromisso de melhorar continuamente o seu desempenho ambiental.

Um excelente incentivo!!

https://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Acores-A-Marca-Priolo-que-identifica-empresas-que-promovem-o-turismo-sustentavel-aceita-candidaturas?bl=1

Data: 18-04-2014

De: Flora

Assunto: Priolo

Boa tarde Rosário,

Encontrei uma noticia sobre uma campanha de angariação de fundos, recorrendo a uma linha telefónica, lançada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), que visa financiar a conservação do Priolo.

Segundo Joaquim Teodósio, coordenador do Life Laurissilva Sustentável, com uma simples chamada (760455565), que "tem o custo de menos de um euro", qualquer pessoa pode contribuir para os trabalhos de conservação necessários para evitar a degradação do seu habitat. “O dinheiro vai ser utilizado para continuar o trabalho de conservação do Priolo que uma equipa de 22 pessoas realiza, designadamente, através da replantação da floresta laurissilva na ilha de S. Miguel e do controlo das plantas invasoras que ameaçam o habitat da pequena ave, uma das mais ameaçadas da Europa (...) Estamos a tentar encontrar outras formas e outras fontes de apoio e de financiamento para continuar os trabalhos, por isso é importante o apoio de todos, seja de particulares ou entidades, porque é um trabalho com excelentes resultados e uma causa que merece o máximo apoio"

Muito interessante, no entanto, não consigo perceber se esta campanha ainda está em vigor!! Rosário, podes-me/nos elucidar sff??


Sempre se poderia contribuir para "salvar" o Priolo...

Referêcias:
https://www.jn.pt/blogs/osbichos/archive/tags/Institui_26002300_231_3B0026002300_245_3B00_es/default.aspx?PageIndex=2

Flora, 900942

Data: 10-04-2014

De: Anabela Silva

Assunto: Informações sobre o Priolo.

Olá Maria, deixo aqui umas informações sobre o Priolo, apenas para complementar a noticia :)

O Priolo é uma ave de pequeno porte, com dimensões entre 15 e 17 cm e pesa cerca de 30g. Tem a cabeça, asas e cauda pretas, a barra a meio da asa e a parte superior da cauda acastanhadas. Os sexos são idênticos, apenas se verificam diferenças mínimas no tamanho se examinados na mão. Os juvenis diferenciam-se dos adultos por terem a cabeça acastanhada.
O seu chamamento é um assobio curto, aflautado e melancólico, sendo muito característico.

Resumindo é uma espécie "ESPECIAL".

Data: 10-04-2014

De: Anabela Silva

Assunto: Priolo

Olá Maria, muito interessante esta notícia sobre o Priolo (Pyrrhula murina).
Pelo que li esta espécie é considerada a segunda mais rara de toda a Europa.
Sendo uma espécie endémica da Ilha de São Miguel, mais especificamente, do Concelho do Nordeste e Povoação, muito tem sido feito para a sua proteção.
Temos de dar os parabéns e devido reconhecimento à SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) por ser a grande impulsionadora e dinamizadora dos projetos que visam a recuperação do habitat nativo destas aves, através do Projeto LIFE-Priolo, que permitiu também construir o Centro Ambiental do Priolo.
Continuação de Bom Trabalho Anabela

Novo comentário

Tópico: População do priolo dos Açores duplicou em 10 anos e deixou de estar em risco de extinção

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário